terça-feira, 6 de setembro de 2011

Valeu a pena, ê ê!

                 Primeiramente vou começar me apresentando. Meu nome é Laura Gaya Martins, mais conhecida como Laly, tenho 16 anos, sou a secretária e faço parte da comissão de eventos do G.O.J. São Miguel Arcanjo do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes haha $: , grupo que faço parte há cinco meses, desde que fiz o Metanóia – Mudança de vida, em março de 2011.
                Minha caminhada começou aí, logo após o Metanóia, onde experimentei do amor de Deus pela primeira vez e eu não tenho palavras pra descrever o quão bom foi isso na minha vida. Mas hoje, não quero entrar em detalhes sobre o Metanóia que eu participei como retirante, mas sim, do Metanóia que fui serva, neste ultimo final de semana (2,3 e 4 de set. em Gaspar).
                Como muitos servos já falaram lá no retiro, foi tudo tão difícil no começo, pois muitos de nós estávamos servindo pela primeira vez e lidar com retirantes de crisma foi um grande desafio, pois a maioria estava lá por obrigação como muito crismandos disseram. Para falar a verdade, eu fui servir no Metanóia de ultima hora, pois não tinha conseguido carona e quando cheguei lá a linda da Lisandra falou que eu iria ficar responsável por um grupo, eu sinceramente fiquei APAVORADA no começo. Os crismandos não queriam estar lá, não queriam participar e tivemos que ver muitas “carinhas feias” rejeitando qualquer palavra que disséssemos. Eu estava dando o melhor de mim para fazer eles aproveitarem o retiro e tentar passar pra eles a mesma experiência maravilhosa que tive no Metanóia que fui retirante. Mas era uma missão quase impossível e eu quase desanimei ao ver que estava falhando como serva e vocês, que nunca serviram, não tem idéia do quão ruim isso é.  Fui falar com o resto dos servos para ver se era EU ou se todos estavam com dificuldade e foi quando percebi que eles estavam na mesma que eu.
                Todos nós servos rezamos muito pelos crismandos, para que eles abrissem o coração e deixassem Jesus conduzir a vida deles, assim como nós fizemos. Rezamos, choramos e quase desanimamos. QUASE. Mas você que já experimentou do amor de Deus sabe que Ele é O CARA, que o amor Dele é maior que tudo e foi Ele que nos deu forças pra continuar nossa missão no Metánoia.
                Nós conversávamos com os retirantes, tentávamos fazer eles se abrirem com a gente, mas manter eles unidos e fazer eles se entregarem naquele retiro estava cada vez mais difícil. As coisas começaram a mudar, fomos aprendendo a lidar com cada um deles e durante as pregações eles foram abrindo um espacinho pro Cara lá de cima entrar! E quem já participou de um retiro de primeira experiência sabe muito bem em que momento isso ocorreu.
                FOI MARAVILHOSO VER AQUELES JOVENS SENDO RENOVADOS PELO AMOR DE DEUS,e  não sei se foi só comigo, mas creio que os outros servos também sentiram isso, bateu uma nostalgia, de quando era nós no lugar deles, passou um filme na minha cabeça, dos cinco meses que estou na caminhada.  Depois disso foi só alegria. Ver eles dançando, rezando e pedindo que Jesus conduzissem a vida deles.. Eu e todos os servos nos sentimos realizados, só quem estava lá sabe do quão bom foi ver aqueles jovens com um novo brilho nos olhos e apaixonados por Jesus.        Eu choro só de lembrar. Foi perfeito.  Eu me emocionava vendo os crismandos dando seus testemunhos durante a missa. E você pode estar pensando que eu sou uma manteiga derretida, ok, eu sou haha. Mas sinceramente no começo, nós servos não acreditávamos que eles iam sair do retiro renovados e ver aquela galera que não fazia NADA dando testemunho, agradecendo a gente por não ter desistido deles e estar sempre lá incentivando eles... aaaah meu, sério, não tenho palavras, mas tinha que dividir isso com vocês.
                E sabe por que foi uma “baita experiência” para mim? Tive que aprender a ter paciência, lidar com as diferenças, ter calma e uma palavra de carinho e incentivo a todo o momento pra que nenhum dos jovens desistissem do retiro antes de acabar. Fora que há um tempo, eu quase larguei a igreja, meu grupo de jovens e tudo, pois não é fácil permanecer na caminhada, mas nem sempre o melhor caminho é o mais fácil né?! Nada tira da minha cabeça que foi Deus que me enviou lá para ser serva, pra ver do que Ele é capaz, Ele me mostrou que não devemos desistir Dele, porque Ele nunca desiste da gente. Eu precisava disso, eu precisava estar lá. Ele não me deixou abandoná-Lo, não deixou eu desistir daqueles jovens e sou eternamente grata a Ti Senhor por isso.  
                Sabe o que nós servos recebemos em troca de ter largado nossas casas, nossas famílias, nossos amigos e ir lá servir? Foi a melhor recompensa de todas, ver aqueles jovens sorrindo, dançando e louvando ao Senhor. Nós aprendemos tanto com cada jovem que estava lá. E foi a primeira vez que eu fiquei extremamente feliz de chegar em casa toda dolorida de tanto pular, dançar, animar aqueles jovens. Porque ao sentir essa ‘’dor’’ lembramos do sorriso que deixamos em cada um dos retirantes, lembramos de cada palavra de carinho que recebemos, cada palavra de gratidão por ter feito parte desse momento tão importante da vida deles. Nada se compara ao receber um abraço ou ver um daqueles jovens enxugando tuas lagrimas e dizendo “obrigado por tudo que fizeste por mim, obrigado por esse retiro, eu amei e vou continuar na caminha a partir de agora.”
                Jovem, você que começou a caminhada após esse Metanóia, eu peço do fundo do meu coração, não desistam dessa caminhada, não desistam do amor Dele, o Cara é fera demais! Só Ele vai ter fazer feliz por completo, só Ele que NUNCA vai te abandonar nem te julgar. Quando as coisas parecerem difíceis não desista.  Comece a fazer parte de um Grupo de Jovens na sua comunidade, procure jovens que já experimentaram do amor de Deus que eles não vão deixar você desanimar. E nós servos estaremos sempre dispostos a ouvi-los.
                Servos, obrigada por toda força, por cada abraço, cada riso, por não me deixar desanimar, por terem feito parte de mais uma mudança na minha vida, obrigada por todo carinho e pela amizade de você... “Para sempre amigos sim, se Deus quiser!”
            Posso dizer hoje, que sou uma jovem renovada pelo amor de Deus, que sou apaixonada pela Igreja Católica Apostólica Romana, pelo Ministério Jovem, pela RCC, sou APAIXONADA por Aquele que morreu para me salvar e estou disposta a servir a Ele sempre.
            Servir no Metanóia foi maravilhooso, obrigada por essa oportunidade Senhor, não tem nada mais gratificante do que fazer parte da mudança de vida daqueles jovens que experimentaram do Teu amor pela primeira vez. Obrigada servos e crimandos por esse final de semana! Eu sou eternamente grata a todos vocês, que estão fazendo parte da minha caminhada.

Tenha uma boa semana.
Jesus te ama!




Laura Gaya Martins
Secretária e Comissão de Eventos do Grupo de Oração Jovem São Miguel Arcanjo
Serva do Ministério Jovem Diocese de Blumenau

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fui fiel e responsável, CHEGOU A MINHA VEZ!

O jovem que segue a Cristo, se destaca na multidão!

É neste próximo domingo dia 31 às 17:30h que os jovens fiéis ao Seminário de Vida no Espírito Santo receberão seu certificado..
Será um dia muito especial, não perca!
Afinal, mesmo que você não tenha feito o Seminário, poderá participar do grupo, sempre que quiser, sempre que sentir vontade de ser feliz, ser você mesmo e ter amigos, mas amigos verdadeiros!!

Ainda dá tempo de confirmar sua vaga para o Boliche hein?

sábado, 16 de abril de 2011

Papo na real!!

Muitas vezes eu fico me perguntando, cara, essa galera toda que vem aos grupos de jovens, são pessoas tão alegres lá fora.. A maioria já participou de algum retiro, e muitas vezes já cantou com todas as forças pra Deus, já rezou com todas as forças, nem que seja assim: “Meu Deus, porque isso está acontecendo? Me Diz?!!”..

Agora vem meu questionamento.. O que falta para cantarmos para Deus como cantamos aos homens num show qualquer? O que falta para conversarmos com Jesus, da mesma maneira que conversamos com nossos amigos? O que falta para nos dedicarmos ao grupo, da mesma maneira que nos dedicamos para convidar alguém pra sair, ou quando organizamos uma festa? E a missa, porque não participar, de cada momento com atenção, vivenciar cada momento, a acolhida, o momento que nos consagramos com o sinal da cruz, o momento que podemos pedir perdão a deus, pelas “cagadas” que a gente faz nessa vida, a parte onde podemos glorificar a Deus, ou seja dizer para Ele, “Velho, Tu é o cara!”, a parte onde nós podemos escutar a própria voz de Deus, na liturgia da palavra, onde ele mesmo fala conosco, o momento onde o Padre prega pra gente, falando coisas que irá fazer com que a gente cresça, o momento em que nós ofertamos a Deus, a nossa vida, ou algo que podemos dar a Ele como recompensa pelo que Ele nos dá, não que Ele precise, mas é o nosso agradecimento, agora a melhor parte, a transubstanciação, onde o verbo se faz carne, onde aqui no nosso cotidiano acontece aquilo que Jesus fez com os discípulos, a Santa Ceia.. talvez você nem se de conta de que é Jesus mesmo, mas eu te digo, cara, quando vc sentir, tua vida muuuda!! É outros 500!! E ainda meu pra acabar a missa perfeita, recebemos a Benção para que tenhamos uma maravilhosa semana e para receber a proteção dos céus!! Tá entendendo a complexidade da coisa? Só na nossa Igreja mesmo..
Enfim, mas o que eu quero falar é, não deixa que isso tudo seja uma paixonite, fogo de palha como eu sempre falo JOVEM,       O Caminho se faz caminhando, você só vai ser totalmente de deus, e sentir as paradas quando você realmente quiser ser feliz plenamente, Jesus é muita raça de educado, muito mesmo, ele só entra na sua vida se: 1- você quiser, 2 – Você der abertura para ele entrar, 3- Se você estiver totalmente necessitado e não tiver forças para chegar até Ele (exemplo, numa UTI, ou acidentes, etc...), aí Ele entra mesmo porque te ama e sempre vai te salvar.. . Então, te liga e começa a querer o Cara pq não existe comparação, não existe alegria que se compare.. nem jamais vai existir, pode até existir euforia no mundo, mas felicidade eterna só em Jesus!!
Queria que os grupos de jovens da nossa igreja se tornassem uma irmandade sabe? Pq na real, a galera às vezes tem preguiça de ir, mas qdo tah lá não quer sair mais.. Então meuu, vamos criar coragem e assumir: - Sim Jesus, eu quero, eu quero que este grupo seja minha família, é nessa hora semanal que eu quero me encontrar contigo, e simplesmente ser feliz!!
Então, o que você vai decidir?

Foi pra liberdade que Cristo nos libertou , vai usar de que maneira essa liberdade?

 




Andressa Karina Uller
Coordenadora do Grupo de Oração Jovem 
São Miguel Arcanjo
Serva do Ministério Jovem Diocese de Blumenau